A expressão acima reflete muito bem a principal ideia defendida pela metodologia Kaizen: um processo de melhoria contínua. De origem japonesa, a palavra Kaizen origina-se de dois ideogramas: Kai, que representa mudança e Zen, que significa virtude ou bondade. A junção dos dois termos, por sua vez, define o emprego de mudanças que são capazes de agregar valor e qualidade a um determinado processo.
Essa filosofia japonesa pode ser aplicada em todas as dimensões da vida, seja no âmbito pessoal, familiar, acadêmico ou profissional. No entanto, o foco do post de hoje é em como a metodologia Kaizen pode gerar ótimos resultados em termos de geração de negócios no mercado de logística.
A metodologia Kaizen e o mercado de logística
No universo dos negócios, a metodologia Kaizen defende que as empresas não permitam que se passe um dia sem a adoção de alguma melhoria em seus processos. Elas devem ser fruto de uma análise constante do desempenho da empresa, identificando falhas e pensando em soluções para a sua prevenção ou correção.
Desde que constantes, as mudanças empregadas podem ser operacionais, organizacionais, comunicacionais ou até mesmo no que se refere a qualidade de vida dos funcionários daquela empresa. Afinal, quando falamos em melhoria, qualquer tentativa é válida!
Tratando-se do mercado de logística em particular, a metodologia Kaizen é utilizada como forma de reduzir custos, aumentar a produtividade e, consequentemente, a geração de lucro de uma determinada empresa. Mas o que essa metodologia envolve e como empregá-la dentro da sua realidade? Confira essas respostas abaixo!
Como a metodologia Kaizen funciona?
Para aplicar a metodologia Kaizen, primeiramente é importante instituir na sua empresa um pensamento mais colaborativo, onde todos se unam para avaliar sobre como podem contribuir para a otimização de processos e o melhor desempenho da empresa. Para começar, estimule que os seus funcionários façam sempre a seguinte reflexão: qual o cenário atual da empresa, qual a situação desejada e como eles podem ajudar para chegar a essa situação?
Ressaltamos que a aplicação da metodologia Kaizen é um processo lento, mas contínuo. Para que uma empresa seja capaz de implementá-la de forma bem sucedida, é necessário o treinamento e o esforço constante de sua equipe. Afinal, como todos os colaboradores da sua empresa têm participação na execução da metodologia Kaizen, é natural que eles estejam devidamente instruídos para tal.
A aplicação da metodologia Kaizen possui sete fases:
- Identificação de oportunidade
- Análise do processo
- Desenvolvimento de uma solução ideal
- Implementação da solução
- Estudo dos resultados
- Padronização da solução
Quais as vantagens da metodologia Kaizen?
O mercado de logística está em constante evolução e, para que uma empresa se mantenha competitiva, é necessário acompanhar essas mudanças de forma dinâmica. E essa é a principal vantagem da metodologia Kaizen – sua aplicação permite que você seja capaz de responder rapidamente a cenários desfavoráveis, desenvolvendo soluções que tenham impacto considerável no lucro e no desempenho produtivo do seu negócio como um todo.
Entre as vantagens da metodologia Kaizen, destacam-se:
- Aumento de qualidade: melhorias em produtos, serviços, ambiente de trabalho, práticas e processos.
- Otimização de custos: redução de gastos com mão de obra, matéria prima, energia e outros recursos.
- Entregas mais rápidas: eficiência de transporte e monitoramento de coletas e entregas.
- Gestão: melhorias nos procedimentos administrativos, nos sistemas de informação e na elaboração de documentação e relatórios.
- Segurança do trabalho: melhoria nas condições de trabalho e redução dos danos ao meio ambiente.
Metodologia Kaizen na prática
Para que você realmente entenda como funciona a metodologia Kaizen no mercado logístico na prática, imagine a seguinte situação: uma empresa produz lanches congelados para a distribuição em grandes redes de varejo. Entretanto, a procura está menor do que a oferta, ocasionando desperdício de estoque.
Como usar o Kaizen pode otimizar o processo e auxiliar na resolução de problemas dessa empresa?
Primeiro passo: Identificação dos problemas
- Muito desperdício de “matéria-prima”
- Oferta maior que a procura
- Perda de produtos por descongelamento
Segundo passo: Análise
- O armazém não comporta toda a quantidade de produtos produzidos
- Não há uma análise profunda da relação: alimentos vendidos x alimentos comprados
- Armazenagem dos produtos não consegue retê-los por muito tempo
Terceiro passo: Implementação
- Melhorias no armazém e nas condições de armazenamento
- Implementação de um sistema para realizar a triagem dos produtos comprados e produzidos
- Implementação de um sistema de alimentos armazenados com suas respectivas validades
- Adequação da relação de oferta e procura
Resultados
- Melhoria geral na eficiência da indústria
- Trabalhadores perdem menos tempo e se tornam mais eficientes
- Diminuição ou extinção total dos desperdícios
- Otimização dos processos internos
A maxitrans pode ajudar a melhorar seus resultados!
Fundada em 2003, a Maxitrans é uma empresa que se destaca no mercado de logística como uma excelente provedora de serviços rodoviários. De perfil inovador e em perfeita sintonia com as demandas específicas de cada setor, transportamos cargas em âmbito nacional e para todo o Mercosul, tendo reconhecimento especial na rota Brasil-Argentina.
Além disso, devido à nossa expertise no setor, oferecemos o serviço de consultoria logística. Juntos, podemos aprimorar os seus processos internos e otimizar sua cadeia logística.