Qualquer empreendedor tem o desejo de aumentar os seus ganhos, reduzir os custos e ampliar sua competitividade, certo? Pensando nisso, a logística empresarial surgiu para fazer a diferença, auxiliando empresas a melhorar seus resultados e otimizar seus processos.
Mas, afinal, o que significa essa metodologia na prática? Sua aplicação consiste em lidar com a armazenagem e a distribuição de forma racionalizada, planejando, coordenando e executando as atividades de maneira inteligente.
Como você já deve ter percebido, quando bem realizada e planejada, a logística empresarial traz inúmeros benefícios para sua empresa. Quer saber mais sobre o tema? Confira o post!
Principais etapas para uma boa logística empresarial
Planejamento
Efetuar um planejamento logístico significa identificar oportunidades para otimizar de processos e esquematizá-las para que ocorram seguindo o caminho trilhado por você ou pela sua equipe.
Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que o compromisso e a finalidade do seu planejamento logístico deve ser entregar o produto exigido para o seu cliente dentro do prazo e com todas as especificações solicitadas por ele.
Esse é o momento de pensar em uma estratégia para transformar os seus objetivos em metas alcançáveis. Em seguida, começa a preparação dos fluxos e a sua inclusão na gestão de cadeia para que os funcionários consigam executar essas tarefas.
Assim, a sua empresa será capaz de colocar o plano em prática de maneira sistêmica. Para um planejamento eficaz, é ideal que você tenha uma planilha com todas as ações, a periodicidade das atividades e as pessoas que fazem parte de cada processo.
Algumas etapas que podem fazer parte do seu planejamento:
- Cronograma com as datas de entrega dos produtos
- Relação de fornecedores
- Integração de setores
- Transportes e rotas que serão utilizadas
Definição de estratégias
A gestão estratégica da cadeia logística é composta pelas ações e estratégias que serão definidas para otimizar o seu processo. Digamos que ela atua como a prática e o detalhamento de todas ações descritas no planejamento.
Na verdade, nessa etapa, o ideal é encontrar um ponto chave entre as variáveis que afetam a equação de oferta e demanda. Além de delinear os meios de lucrar com o negócio.
Por isso, levando em consideração que no planejamento logístico a companhia determinou que será realizada uma “gestão de estoque”, a definição de estratégia seria estabelecer como esse estoque será gerido.
Logo, essa parte da cadeia é o fluxo e o coração dela: significa encontrar soluções que liguem o planejamento às metas finais.
Alguns procedimentos que podem fazer parte da definição de estratégias:
- Contratação de novos funcionários ou compra de maquinários
- Implantação de um software para controle de operações
- Troca de materiais para a produção de embalagens
Melhoria de processos
Após definir suas estratégias, você vai começar a executá-las. Entretanto, sabemos que quando as coisas saem do papel, muitas vezes elas não acontecem como gostaríamos.
Para que consigamos entender esse esquema na prática, imagine a seguinte situação: o planejamento determina que é preciso melhorar a embalagem dos produtos de uma empresa de laticínios. Na gestão estratégica, a companhia traça que uma nova embalagem, que promete armazenar o produto por mais tempo, será testada. Contudo, ao começar a utilizá-la, percebeu-se que o material do qual a caixa era feita estava deixando um gosto residual no leite.
A partir disso, a empresa deve trabalhar imediatamente para corrigir o processo e encontrar uma solução que armazene o leite por mais tempo e mantenha a qualidade da mercadoria, certo?
Isso é, enfim, a melhoria de processos: a identificação de erros para potencializar os resultados.
Logo, podem fazer parte dessa etapa:
- Troca de sistemas
- Incremento de maquinários
- Substituição ou remoção de insumos
Benefícios e impactos da aplicação correta da logística empresarial
Maior competitividade no mercado
A aplicação correta da logística integrada faz com que uma empresa consiga se destacar frente a concorrência. Afinal, você terá uma maior visibilidade de todos os seus processos e identificará facilmente os erros antes que eles culminem em uma catástrofe.
Redução de custos
Por conta de toda a otimização que mencionamos ao longo do post, os custos com trabalhos duplicados e processos repetitivos são reduzidos ou, até mesmo, sanados.
Maior eficiência e agilidade
A matemática aqui é simples: se existem menos erros e trabalhos duplicados o processo chega ao seu produto final com mais agilidade, certo?
Aumento da lucratividade
A aplicação correta da logística e a redução de custos, principalmente os operacionais, possibilita o aumento da lucratividade do seu negócio.
Precisa de ajuda para aplicar a logística empresarial?
Embora muito efetiva, se mal executada, a logística empresarial pode lhe causar mais prejuízos do que benefícios. Afinal, um mal planejamento acarreta resultados ruins e gargalos processuais.
Por isso, conte com quem entende do assunto! A Maxitrans é uma transportadora que possui mais de 15 anos de mercado. Juntando nossa expertise prática e operacional, oferecemos consultoria logística e podemos ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados.