Nós já sabemos que a Argentina e o Brasil são rivais no futebol. Entretanto, se tratando de negócios, não é bem assim: os hermanos são o principal parceiro comercial do Brasil na união aduaneira do Mercosul. Por isso, se você deseja investir em comércio exterior, é bem provável que o país argentino seja um destino favorável para exportar suas mercadorias. Mas afinal, como exportar produtos para Argentina?
Nós, da Maxitrans, sabemos que esse processo é um tanto quanto complicado: é preciso estar atento às individualidades do país, às leis, prospecção de clientes, fornecedores e planejamentos. Por isso, daremos algumas dicas para que você tenha sucesso nos seus negócios entre Brasil e Argentina.
Como exportar produtos para Argentina e obter sucesso?
1- Providencie o s registros necessários
É importante que você esteja registrado como importador/exportador na RFB e Siscomex para realizar transações comerciais internacionais.
Além do registro, o exportador brasileiro deve providenciar toda a documentação exigida para a operação. Geralmente, os documentos necessários são:
– Fatura comercial;
– Romaneio (Packing list);
– Conhecimento de embarque;
– Certificado de origem MERCOSUL;
– Outros certificados (quando aplicáveis).
2- Esteja atento ao SIMI
O SIMI é a sigla para o Sistema Integral de Monitoramento de Importações. Ele é responsável pelo controle das importações argentinas. A nova legislação argentina define, por meio do SIMI, um licenciamento automático para a grande maioria dos produtos da união aduaneira do Mercosul. Entretanto, é preciso estar atento se o licenciamento foi autorizado. Caso contrário, o produto pode ficar parado na alfândega ou até mesmo perdido.
3- Pesquise sobre o mercado Argentino
É importante pesquisar sobre o mercado e como o(s) seu(s) produto(s) se encaixa(m) nele. Tomemos como exemplo uma famosa marca de perfumes e cosméticos, que resolveu exportar para Portugal pois pensou que o idioma em comum seria uma facilidade. Contudo, não levaram em conta que o mercado de cosméticos se comporta de maneira diferente por lá e não se sente atraído pelas mesmas fragrâncias e cores que o daqui.
Por isso, não cometa o mesmo erro. Apesar da proximidade, a Argentina tem outra cultura e outros hábitos. O clima, a colonização, a língua, a economia… todos esses aspectos são importantes e podem mudar o comportamento dos consumidores.
4- Esteja atento às formas de pagamento
Ao exportar um produto, é preciso saber quais serão seus consumidores e com quais meios de pagamento eles irão lidar. No caso da Argentina, em primeiro lugar, é importante se questionar se o seu produto terá um consumo B2B ou B2C. Se for o primeiro, esteja atento ao contrato e em qual moeda ele está (dólar, real ou peso argentino).
Se o consumo for B2C, como você irá receber? Por exemplo, se a mercadoria estiver indo para Buenos Aires, uma cidade cosmopolita que recebe muitos turistas, seu produto provavelmente será vendido tanto em dólar quanto em pesos argentinos. Logo, é preciso estar atento às cotações e como elas influenciam na sua receita.
5- Planeje o transporte
Uma das qualidades da Argentina é a proximidade com o Brasil: como são países vizinhos, é possível transportar para o país por terra ou ter mais agilidade no transporte aéreo. Contudo, atenção. Antes de começar a exportar, você deve estudar qual modalidade de transporte melhor atende às individualidades da sua mercadoria. Embarcadores com uma menor quantidade de carga podem, por exemplo, optar pelo transporte consolidado LTL como uma maneira mais econômica de exportar e importar, enquanto embarcadores com muita mercadoria podem exportar e importar através do FTL.
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A Maxitrans é especialista quando o assunto é transporte rodoviário internacioinal para a Argentina. Somos uma empresa com frota própria e compromisso em garantir a segurança e a agilidade da entrega dos seus produtos. Conte com a nossa assistência para tornar a sua exportação ou importação a mais competitiva e segura possível!