Você já ouviu falar sobre a metodologia 5S? Ela nasceu no Japão, num momento em que o país passava por uma reestruturação econômica necessária devido à devastação causada pela Segunda Guerra Mundial. Assim, o objetivo foi assegurar a competitividade dos produtos japoneses, que buscavam espaço no mercado internacional.
Nos dias atuais, a metodologia 5s passou a ser uma filosofia. Dessa maneira, empresas de qualquer segmento podem aplicá-la ao ambiente de trabalho, a fim de garantir disciplina e segurança nos processos. Por isso, se você deseja melhorar a qualidade e a produtividade dos seus negócios logísticos, fique atento ao texto de hoje.
Princípios da metodologia 5S
Como você deve imaginar, todos os conceitos da metodologia começam com a palavra S. Agora, vamos entender no que consiste cada um dos cinco termos:
SEIRI – Senso de utilização
O primeiro S da metodologia consiste em utilizar os recursos com equilíbrio e bom senso. Ou seja: adotar esse princípio significa gerir as ferramentas, máquinas, materiais e informações da sua empresa de maneira inteligente, garantindo a organização dos insumos.
Assim, há o descarte de itens que são dispensáveis. E os materiais primordiais para o desenvolvimento das operações são colocados mais próximos, o que gera um ambiente limpo e coordenado.
SEITON – Senso de organização
O senso de organização é a importância de ter todas as ferramentas disponíveis em um ambiente de fácil acesso. Para que isso ocorra, é importante estabelecer padrões e utilizar recursos como: painéis, etiquetas, estantes etc.
Com esse formato, o ambiente de trabalho fica mais eficiente e o tempo é otimizado, já que os profissionais encontram facilmente tudo aquilo que precisam.
SEISO – Senso de limpeza
O Seiso define a importância de eliminar sujeira, resíduos ou qualquer corpo estranho ou objeto desnecessário. Esse princípio tem o objetivo de criar uma consciência de limpeza coletiva no trabalho, mostrando que um bom ambiente depende da colaboração de todos, não sendo uma questão apenas da faxina.
Assim, cada funcionário é responsável pela limpeza e organização dos itens usados por ele, bem como pelo zelo e a boa utilização dos espaços comuns. Além disso, ele também deve cuidar do seu aspecto pessoal e, logo, não deve se apresentar desleixadamente.
SEIKETSU – Senso de padronização e saúde
O senso de padronização está ligado à manutenção dos itens citados anteriormente pela utilização de meios que ajudem a organizá-los, como placas, iluminação, padrões de cores, entre outros. Pode ser o caso de colocar na cozinha uma notificação lembrando os funcionários de lavarem a louça ao sair ou placas nos banheiros para que eles os mantenham limpos.
Já no âmbito da saúde, o Seiketsu defende que as pessoas devem cuidar da sala de trabalho, banheiros, refeitórios e outros ambientes onde condições higiênicas são fundamentais para a qualidade de vida de todos.
SHITSUKE – Senso de disciplina ou autodisciplina
O último S consiste em lembrar todos os profissionais sobre a sua responsabilidade e a necessidade de se policiar para garantir que os princípios sejam atingidos. O objetivo é fazer com que todas as pessoas abracem a filosofia da empresa e se percebam como parte do processo para o bem-estar coletivo.
Assim, absorver e cultivar os valores abordados pela metodologia é parte da cultura da companhia e, portanto, de todos os funcionários.
Benefícios da metodologia 5s
Como você já deve ter percebido, o benefício primordial da metodologia 5s é garantir um ambiente de trabalho melhor e mais agradável. No entanto, veja uma síntese de tudo o que ela pode fazer pelo seu negócio:
- Melhor aproveitamento do espaço
Devido à organização, os espaços são otimizados.
- Maior controle de estoques
Um espaço arrumado e classificado facilita muito o controle do que entra e sai da empresa e também dos seus insumos e matérias-prima.
- Redução de custos
Por meio do uso de recursos com equilíbrio e bom senso e do controle de estoque, os desperdícios são minimizados consideravelmente, ou até mesmo cessados, o que reduz gastos na empresa.
- Aumento da qualidade de vida dos trabalhadores
Um ambiente higiênico, limpo e bem estruturado melhora a qualidade de vida de todos os que fazem parte da empresa.
- Funcionários mais motivados e engajados
Em decorrência da melhora da qualidade de vida, os funcionários se sentem muito mais felizes no ambiente empresarial, o que gera mais motivação e engajamento.
- Melhoria na qualidade de atendimento
Por fim, funcionários felizes e bem humorados têm mais prazer em atender o cliente, o que gera consumidores satisfeitos e um atendimento de mais qualidade.
Ainda tem dúvidas?
Como você pode perceber, a metodologia 5s é uma filosofia que gera um efeito-dominó de dentro para fora do ambiente corporativo: a partir da implementação dos princípios, vários benefícios internos acontecem, o que gera um ciclo positivo que acarreta na maneira como o cliente enxerga seu negócio.
Ainda tem dúvidas? Fale conosco! A Maxitrans implementou essa estratégia e, por isso, podemos ajudá-lo com dúvidas e questões sobre esse assunto!